O microlearning envolve o oferecimento de conteúdos de aprendizado em parcelas menores, mais palatáveis na hora e no formato que o aluno precisa. Apesar de algumas opiniões contrárias alegarem que esse formato tem a tendência de superficializar o aprendizado, eu tenho a opinião contrária. Eu acredito que a partir de um conteúdo mais granularizado, é possível fazer conexões mais rapidamente e de forma mais efetiva. Nesse artigo reuni algumas vantagens e benefícios do microlearning baseado nas suas principais características:

Volume certo

Tempo é dinheiro. E esse é um argumento matador quando se fala em microlearning. Sua concepção desde o início é menos burocrática que outros métodos de aprendizado digital. Isso significa pessoas mais treinadas em menos tempo e com mais horas dedicados à performance profissional.

Na hora certa

Devido sua característica de volume menor, o microlearning é viável para ser inserido no meio do ambiente e de execução de trabalho. Quando feito de forma estratégica, ele pode atender de forma cirúrgica as necessidades de orientação ao colaborador, quase como que cumprindo o papel de aprendizado informal.

No formato certo

Existem muitos formatos de mídia para serem utilizados no aprendizado digital. Porém no microlearning há preferência para formatos mais simplificados e fáceis de salvar e/ou compartilhar. Nisso, o microlearning se aproxima do aluno, não exigindo grandes operações para manipular um ambiente interativo, uma interface ou mesmo um game ou simulador mais elaborado.

Com o assunto certo

Devido a quebra de conteúdo em partes menores, é possível endereçar o aluno a assuntos específicos. Portanto, quando um colaborador tem algum problema, digamos, de atendimento a clientes no pós-vendas, é possível resgatar um microlearning desse assunto específico, complementando o saber do aluno no assunto ao qual ele tem uma deficiência, sem obrigá-lo a percorrer conteúdos aos quais ele já tem pleno domínio.

Na complexidade certa

O fato de ser microlearning não significa que ele deva ser superficial. Além do efeito já comentado da leitura de vários microlearning para compor um saber aprofundado, é possível criar experiências de microlearning voltadas para usuários avançados. Com isso é possível testar e atualizar profissionais mais qualificados sem obrigá-los a participar de uma trilha que comece desde os fundamentos básicos.


Eduardo Leopold

Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

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