O primeiro passo muitas vezes é o mais difícil. Isso se aplica também ao ensino a distância. Tudo pode ficar muito nebuloso principalmente se não está claro qual tipo de tecnologia e/ou profundidade o assunto será abordado.

Mas, o projeto de ensino a distância não precisa ser um bicho de sete cabeças. O fato é que apesar de ser um método que exige jogo de cintura e adaptação de conteúdos que fogem do que estamos acostumados no ensino presencial, estamos diante de um projeto, com começo meio e fim. Nesse artigo, vamos nos concentrar com o começo, para que você saia da estaca zero.

Passo 1: identifique onde o aluno deve chegar

Se você está planejando um projeto de educação a distância, com certeza, tem em mente ajudar seu público-alvo a alcançar um novo patamar de competência. Anote essa sua expectativa na forma de uma lista, organizando quais são os conhecimento, habilidades e/ou atitudes desejados. Isso vai dar uma noção clara do seu objetivo final.

Exemplo: se você deseja treinar pessoas a cumprir procedimentos de segurança do trabalho, descreva o que o aluno precisa saber, e o que ele deverá saber aplicar após terminar o seu treinamento.

Passo 2: identifique onde o aluno está

Agora, é hora de olhar para seu público-alvo. Identifique as suas características atuais em relação ao assunto que você deseja ensinar. Eles já tem alguma noção sobre o assunto, ou é algo totalmente novo? Qual a opinião deles sobre o assunto? É algo aceito amplamente ou tem alguma resistência?

Exemplo: dando continuidade no curso de segurança do trabalho, identifique se os alunos já passaram por treinamentos anteriores, e se atualmente qual o nível de cumprimento dos princípios de segurança que você deseja treinar.

Passo 3: identique os recursos necessários

Agora, chegou a hora de cruzar as expectativas do Passo 1, com a realidade atual do Passo 2. Se a distância for muito grande, pode ser que o seu projeto exija soluções mais complexas e mais tempo de aplicação. E o inverso também vale. Use isso como ponto de partida para negociar os recursos que você precisa para transformar o projeto em realidade.

Exemplo 1: suponha que seu treinamento a distância será aplicado para um público já habituado com o assunto. Você irá, portanto, desenvolver uma reciclagem, e a terminologia técnica possivelmente não será um problema para o aluno, reduzindo o volume do produto.

Exemplo 2: caso seu treinamento seja aplicado a um público iniciante e/ou resistente ao assunto, você deverá reservar um volume maior de material para transmitir os fundamentos e utilizar meios como storytelling e gamificação para gerar maior engajamento.


Eduardo Leopold

Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

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