O projeto de ensino a distância vai além do conteúdo em si. Tirar a ideia do papel e disponibilizá-la em um ambiente que não seja a sala de aula, requer a adoção de outros elementos que compensem o modelo presencial tradicional.

Se você já participou de um projeto como esse, talvez você tenha ficado perdido em um primeiro momento, no meio de tantas decisões ligadas a design, conteúdo e tecnologia. Isso é natural, pois muitas iniciativas de ensino a distância são tocadas por equipes e profissionais que não tem necessariamente experiência prévia nas modalidades digitais.

Se esse for o seu caso, não se preocupe. Nesse artigo, alistamos três boas práticas, cada uma focalizada em um pilar do projeto de educação a distância. Apesar de simples, se estas boas práticas forem aplicadas, a tendência é que você evite muitos problema e dor de cabeça que podem surgir ao lidar com tecnologia, design e conteúdo para educação a distância. Confira:

Tecnologia: veja como meio e não como um fim em si

Existem milhares de EdTechs por aí. Essas startups focadas em educação trazem inovações incríveis, que vão desde ferramentas de gestão até mecanismos de criação e oferecimento de conteúdo. É difícil resistir, mas atenção: mantenha os pés no chão e lembre-se do que o seu aluno realmente precisa. Mesmo as melhores ferramentas apresentam as suas limitações e depender demais de uma única tecnologia pode deixá-o na mão.

Conteúdo: conversa que fecha o ciclo de interação com aluno

Pergunte a qualquer pessoa: o que ela acha que a aula presencial tem que supera o ensino a distância. A resposta será sempre: o contato com o professor e a capacidade de dialogar e tirar dúvidas instantaneamente. Isso nos ensina muita coisa sobre o processo de ensino e aprendizagem. Não basta “repassar” informação, o seu conteúdo deve dar meios para o aluno interagir, receber feedbacks, se comunicar, enfim, abrir um ciclo que só se completa quando o aluno participa e não apenas é o receptor. Existem muitas formas de fazer isso, das mais simples às mais elaboradas.

Design: Forma que segue função

O design do seu ensino a distância não pode ser pensado apenas para fins decorativos, mas em facilitar a vida do aluno. Apesar de ter muita liberdade de criação visual para suas peças, garanta estar pegando “emprestado” alguns bons princípios que já estão inoculados na mente do seu aluno, e irão facilitar a navegação e uso do seu conteúdo. Por exemplo, setas para esquerda geralmente representam “voltar”, enquanto para a direita indicam “avançar”. Botões e links tem cores diferentes do resto do conteúdo. Títulos geralmente estão localizados em pontos de destaque, e assim por diante. Apenas em seguida, pense em dar o toque artístico ao seu projeto.


Eduardo Leopold

Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

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