Muitas pessoas veem o ensino a distância como uma alternativa de qualidade inferior ao ensino presencial. Isso acaba sendo fortalecido pelo custo menor que esses cursos geralmente cobram dos alunos. Além disso, a ausência de um espaço físico com pessoas interagindo entre si tem um peso grande na percepção psicológica de valor.

Mas será que estamos sendo justos? O ensino a distância é uma atividade séria que leva em conta não apenas “resolver um problema” de acesso remoto ao conteúdo, mas incluir dar soluções educacionais para que o aluno, de fato, aprenda a distância.

Além disso, muitos dos que criticam a qualidade da educação online, curiosamente assistem a videos no YouTube, seguem receitas em sites culinários e trocam informações sobre peças de computador em fóruns de discussão. De certa forma, todos nós, já aprendemos a distância todos os dias, mas de maneira informal. Sendo assim, vamos conferir algumas vantagens e benefícios do ensino à distância.

Vantagens e benefícios

Fácil de acessar

Talvez o benefício mais fácil de identificar, o ensino a distância permite que pessoas em situações remotas possam usufruir do mesmo conteúdo de um aluno próximo aos grandes centros urbanos. Além de uma praticidade, esse benefício tem um papel democratizador do aprendizado, fator importante especialmente em se tratando de um país como o Brasil, de dimensões continentais

Fácil de aprender

Outro benefício é a capacidade do ensino a distância de se adaptar ao estilo de aprendizado do aluno. Programas bem estruturados permitem que o aluno aprenda quando, como, onde desejar, e utilizando o seu dispositivo preferido.

Fácil de se atualizar

Vivemos em tempos no qual o aprendizado é atualizado constantemente. Nesse caso, o ensino a distância se destaca, pois permite que pequenas atualizações sejam realizadas de forma cirúrgica e sua divulgação seja disparada para os alunos sem a necessidade de novas aulas, novos deslocamentos e “remendos” em materiais já transferidos aos alunos.

Comunicação com menos ruídos

No ensino presencial, o mesmo professor pode ministrar aulas boas ou ruins dependendo do seu humor, saúde, stress, entre outros fatores, e isso tem impacto nos alunos. Quando a mensagem é repassada para vários multiplicadores, o problema pode piorar, sob o efeito do microfone sem fio. A cada interlocutor a mensagem pode mudar um pouco, tornando-a irreconhecível dependendo da qualidade da comunicação. Isso não ocorre no ensino a distância, pois mesmo para grandes públicos, uma única mensagem é repassada a todos os alunos, sem perdas.

Curso inteligente

Apesar do ensino a distância exigir um investimento inicial maior, seu custo é diluído com o passar do tempo, conforme novos alunos participam do programa. Por exemplo, um curso que custou 1000,00 para ser elaborado, terá um custo por aluno de 100,00, caso a turma seja de 10 alunos. Mas se com o passar do tempo, o curso ter sido utilizado por 1000 alunos, o valor CAI para 10,00 por aluno. É justamente o oposto do ensino presencial. No presencial, quanto mais alunos, mais cadeiras, espaço em sala de aula, energia elétrica, horas de trabalho são envolvidos. Assim, no ensino a distância, o custo é tratado de forma mais escalável.

Iniciativa sustentável

O ensino a distância poupa o deslocamento e consumo dos alunos que no presencial seriam obrigados a utilizar meios de transporte e consumir alimentos, bebidas, roupas e outros insumos com impacto no meio ambiente. O ensino a distância enxuga o treinamento a sua essência: um processo de ensino e aprendizagem. Com isso, evita que os efeitos colaterais da geração de gás carbônico e descarte de lixo, que seriam produzidos em uma situação de ensino presencial. O planeta agradece!

Conclusão

Como vimos, o ensino a distância traz vantagens e benefícios que vão muito além da simples praticidade. Por incluir a democratização do acesso e até sustentabilidade, essa modalidade vem ganhando cada vez mais um papel estratégico nas políticas educacionais e nas iniciativas de treinamento empresarial. Ter isso em mente fará você mais preparado para lidar com essa nova realidade, seja você gestor, instrutor ou aluno.


Eduardo Leopold

Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

Fale conosco via Whatsapp agora