Se você já teve alguma familiaridade com o Articulate 360, pode ter ouvido falar do Articulate Rise. Ele chamou bastante atenção desde quando foi lançado e é um produto exclusivo do pacote 360. Não pode ser adquirido separadamente. Mas, porque ele ganhou tanto destaque?

Para começar, o Articulate Rise é uma ferramenta de autoria, pensada com a metodologia mobile first: ou seja, ela usa o princípio de criar uma ótima experiência em uma tela pequena, e ser flexível o bastante para atender telas maiores. Esse princípio é bastante utilizado no Web Design atual, que acertadamente considera que as pessoas hoje usam o celular como principal porta de acesso à Internet.

Sendo assim, o Articulate Rise oferece recursos que privilegiam o uso no celular. O primeiro que chama a atenção é o largo uso da rolagem. No Articulate Rise, a navegação principal não é feita por um botão avançar e voltar. Ao invés disso, o usuário rola a tela para acessar os conteúdos, como faria em um site. Isso facilita a experiência do aluno que está usando um aparelho móvel, pois pode utilizar apenas o polegar para navegar pelo curso.

Outra característica que chama a atenção é a simplicidade e o minimalismo. O mercado brasileiro de aprendizado digital se acostumou a um tipo de identidade visual bastante enriquecido e personalizado. Nada disso é o propósito do Rise. Formas simples, retangulares e bem distribuídas são seu foco principal.

Essa abordagem minimalista e elegante garante que seu curso seja visualmente atrativo em telas pequenas, médias, grande, na horizontal ou vertical. Em resumo, o Rise tem menor capacidade de personalização em troca de uma grande capacidade de adaptação. Todas essas características tornam o Articulate Rise um produto único, eu pessoalmente, acredito que ele seja a ferramenta de autoria mais futurista do mercado. Porém, isso pode gerar dúvidas: afinal quando eu devo utilizar um produto tão arrojado?

Aprenda Articulate

O próximo passo de sua carreira em aprendizado digital está aqui.
ATUALIZADO

Quando utilizar o Rise?

A seguir apresento algumas possibilidades de uso do Articulate Rise. Essas recomendações são baseadas com os recursos atuais da plataforma, que poderão mudar, de acordo com os recursos adicionais que a Articulate libera periodicamente.

    1. Para criar projetos rapidamente: devido sua simplicidade e formato plug and play, o Rise permite a publicação rápida do seu projeto, garantindo alta qualidade visual e ótima experiência do usuário.
    2. Para públicos que aprendem pelo celular: equipes descentralizadas como vendas, técnicos de implantação e outros irão se beneficiar da interface responsiva que torna o aprendizado uma experiência agradável mesmo em telas menores.
    3. Para projetos B2C (ou com grande público): o Rise é altamente compatível com diferentes tamanhos de telas e navegadores. Por isso, se o seu foco é produzir algo para o grande público, ele pode ser uma alternativa de alta compatibilidade e navegação descomplicada.


    Eduardo Leopold

    Criativo em aprendizado digital com mais de 15 anos de experiência no setor corporativo. Palestrante e instrutor de ferramentas de autoria, design instrucional e gamificação, atendendo ativamente mais de 40 empresas nos últimos anos.

    Fale conosco via Whatsapp agora